DICAS DE REIKI

Espaço Cósmos Terapias Holistìcas

Av. Alberto Bins, 325 sala 22 - centro -POA  F: (51) 999038359

Estamos trabalhando On Line e Presencial.

 

 

 

 

 

 

 

DICAS DE REIKI

                                                                                 

 

Reikinho para o recém-nascido

Se a mãe é praticante de Reiki o recém-nascido vai ter muitas oportunidades de usufruir de energia, sempre que precisar.

O esforço não vai ser grande e na verdade, tudo é muito simples.

Aplicar Reikinho no recém-nascido

Nos primeiros tempos é muito natural o bebé estar ao colo da mãe ou do pai, tendo sempre muitas interações com a mão ou mãos dos pais.

Então, sabendo que Reiki  flui quando é necessário, sempre que o recém-nascido precise, o Reiki irá estar presente se o pai, a mãe ou ambos forem praticantes.

Algumas dicas de aplicação

Sentir o byosen

Num bebé torna-se muito importante sentir o byosen, ou seja, perceber o que o seu corpo irradia e se há algum desequilíbrio.

Por isso podes sempre aproveitar os momentos em que está dormindo para sentir ao longo do corpo o seu byosen.

Quando o bebé está no colo para dormir, podes também aplicar, se for necessário, não te preocupes em colocar as mãos em posições específicas. Como geralmente estão na bacia, costas ou cabeça, estarão nos lugares mais comuns que necessitam de energia.

Se houver cólicas, aplica na barriguinha e pés.

E porque não os cinco princípios?

Não só os cinco princípios ajudam a harmonia da família, como também podem ser muito giros para a criança. Experimenta cantá-los para a criança, ou só mesmo recitá-los calmamente. São pequenas sementes que se lançam.

 

Envio de Reiki

Se os pais tiverem o nível 2 ou 3 de Reiki, podem fazer outro tipo de aplicações.

Por exemplo, podem usar as técnicas de nível 2 para harmonizar a energia do quarto do bebé e mesmo da casa.

Assim como podem fazer o envio de Reiki para situações que possam ser mais exigentes, para que consigam lidar melhor com elas.

Reikinho para os pais também

Sendo este um período muito bonito, mas também muito exaustivo, os pais também precisam e merecem receber Reiki. Então devem atentos se se sentem cansados, com as emoções mais desreguladas, pouco repouso pelo sono, etc…

Receber Reiki poderá ajudar a manter a harmonia e equilíbrio que nem sempre é fácil devido a novas rotinas e requisições constantes.

 

Reiki para recém nascidos

Reiki é para todas as idades e está mesmo disponível para todos, por isso mesmo podemos aplicar Reiki em recém nascidos e também nas mamães.

Se a mãe ou o pai são praticantes de Reiki é muito natural que a energia esteja sempre a fluir. Ao enviar Reiki para recém nascidos estamos a ajudá-los, naturalmente, com as questões que surgem nos seus primeiros tempos.

Não é preciso preocuparmo-nos muito com as posições das mãos, exceto o fazer pressão ou tapar o rosto. Podem tocar ou pegar no bebé como costumam fazer, apenas tendo atenção que se fizerem na barriga não o devem pressionar muito. Como a mão dos pais consegue ocupar uma grande parte do corpo do bebé, Reiki irá fluir com maior abrangência. Esta é mais uma razão para não se preocuparem com a posição das mãos.

Um pequeno truque é visualizarem a energia fluindo pelo corpo do bebé, circulando,  isso irá ajudar nos casos de gases ou problemas digestivos.

No caso da mãe querer fazer auto tratamento e não conseguir, não há problema algum. Pode fazer apenas em partes, com pouca duração e pode ainda colocar o bebé em cima de si, ao mesmo tempo que faz. É uma boa experiência para todos. O mesmo truque fica também para o pai.

O Reiki em família ajuda também a fortalecer os laços e a gerir melhor as emoções.

 

Sintonizar Reiki numa grávida sintoniza o bebê?

Reiki é para todos, é energia e é uma filosofia de vida. A sintonização de Reiki é um processo natural, que ajuda no alinhamento dos canais energéticos e no contato direto com a frequência da energia universal. Sintonizar Reiki numa grávida é maravilhoso, é bom mas surge a questão… será que o bebé é também sintonizado?

Sintonizar Reiki numa grávida sintoniza o bebê?

Muitas vezes saímos de um campo pragmático e entra-se numa espécie de mistificação que apenas traz confusão e má interpretação que resulta em ansiedade, estupefação, tristeza e mesmo revolta. Se vamos sintonizar uma determinada pessoa em Reiki, é a ela que a sintonização cabe, não a outra. Mesmo que essa pessoa tenha um bebê no seu ventre ele não será sintonizado.

Qualquer bebê irá nascer segundo determinadas condições – a genética, a energética entregue pela mãe e pelo pai e a sua própria (a condição de vida que tem para este seu tempo). Isto comprova-se em casos que estamos fazendo Reiki a uma grávida ou ela até faz o seu próprio auto tratamento e a energia não vai para o bebê. É natural que a energia não vá para o bebê se ele realmente não precisa dela. Os seus vários corpos vão-se desenvolvendo segundo as suas condições naturais. Se houver algum desequilíbrio, sim, a energia Reiki terá o seu efeito. Um bebê que tenha recebido Reiki quando estava no ventre da mãe, não é necessariamente um bebé calmo ou “especial”, deve-se ter cuidado com as afirmações que se fazem nesse campo porque existem sempre as exceções 

Tendo em conta este aspeto e, principalmente, a intenção da sintonização, podemos dizer que o bebê não é sintonizado quando a mãe o é. A energia flui apenas para a mãe, apenas os seus canais são trabalhados.

Se a energia da mãe pode transformar o bebê, sim, sem dúvida, tanto quanto poderá transformar o bebê se expandir a sua consciência através de meditação. O que isto quer dizer é que não devemos colocar “responsabilidades” no Reiki mas sim na pessoa, pela mudança, pelo crescimento.

 

Será que um bebê deve ser sintonizado em Reiki?

É uma decisão a ser tomada pelos pais ou até mesmo pela criança quando crescer e tiver o entendimento total do que representa o Reiki. Quando interpretamos Reiki apenas como energia, é uma coisa, é uma perspetiva mas, se observamos Reiki como ele foi criado, tendo uma filosofia de vida, então há que ter consciência do que se escolhe, com quem e como. Se for uma sintonização de “cura” então estamos a falar de outra situação. Esta serve para um caso concreto, não quer dizer que sintoniza o bebé para que se torne praticante de Reiki.

Energia, todos fazemos fluir, não precisamos ser praticantes de Reiki para isso. Fazer fluir Reiki, aí já é uma situação completamente diferente, uma vibração distina. Quem trabalha com várias frequências de energia, nota a diferença entre os vários métodos.

 João Magalhães (Associação Portuguesa de Reiki)

                                   *#*#**#**#*#*#*#*#*#*#*#*#*##

 

 

Como desbloquear o chacra Básico com Reiki

O chacra Básico trabalha a energia da família, conceito de tribo, pertença, enraizamento, medos e é também aquele que nos proporciona a ligação com a energia da Terra e também o escoamento da nossa energia para a Terra. Ele é a nossa base sagrada da vida e não lhe damos a devida atenção…  

 

O desbloqueio do Chacra Básico com a aplicação de Reiki

Muitas vezes andamos com a cabeça no ar, estamos desenraizado. Temos dores nas pernas, bacia ou essa parte do corpo fria, incluindo pés frios – a energia do chacra Básico não chega a essas partes. Então há algum desequilíbrio ou bloqueio que impede a geração e fluxo de energia por este chacra.

Para trabalharmos essas questões, primeiro temos que observar o próprio chacra – como ele está? Como está a sua energia? O que sentimos nele?

Precisamos limpar, tudo bem limpinho e depois carregar com muito Reiki, ou seja, aplicar Reiki e quando parar as energias nas mãos está feito. Se surgirem situações que consideres estarem relacionadas com o chacra Básico, então toma nota delas para depois enviar Reiki para as situações.

Depois disso, observa cada articulação nas pernas e pés e como a energia flui até à Terra, de que forma é feito o enraizamento e quanto tempo ele  permanece?

Se houver bloqueio, podes experimentar o seguinte:

  • Coloca em cada articulação um Chokurei, começando pelo quadril;
  • Imagina que dessa articulação até à próxima, a energia vai se movendo;
  • Coloca um Chokurei nessa articulação a que chegaste e vai fazendo o mesmo até chegares à planta do pé e sentires a energia a fluir para a Terra.

 

Como limpar energeticamente a zona do sacro e o coccix

Muitas vezes temos questões na bacia, ao fundo das costas e esquecemo-nos da importância do sacro e do coccix ao nível da energia e do seu impacto devido ao chacra Básico. Podemos trabalhar com Reiki para a limpeza desta região.

A limpeza do sacro e coccix

A região do sacro é um sustentáculo para o nosso corpo, ele é tão importante que nessa região está o nosso chacra Básico, conhecido como Muladhara, a base, a raiz, o suporte. Este é o chacra suporte de todos os outros, é a fundação de toda a energia do nosso corpo e a maior vitalidade que podemos ter.

Como é o chacra de vibração mais baixa,  muitas situações emocionais cuja correspondência energética fica alojado aqui, assim como a energia mais densa que vamos acumular pode também se alojar mais facilmente nesta parte.

O chacra Básico rege a zona da bacia, pernas e pés, por isso, a energia mais densa poderá também alojar-se ao longo dessa região.

Podemos ter várias formas de limpar esta energia, elas são:

  1. Através do enraizamento – Imagina o teu enraizamento como tubos que vão ao longo do interior das pernas, para a Terra. Visualiza a região do sacro e coccix e ao inspirares, traz energia para essa zona, ao expirares, visualiza toda a energia densa descendo para a Terra. Vai fazendo várias respirações profundas, desapegando dessa energia e se quiseres, movimenta as mãos para baixo, como se estivesses ajudando a energia  descer;

  2. Através do  auto tratamento – Aqui poderás encarar várias formas de trabalhar, tanto podes aplicar diretamente as mãos na zona que te dói, como podes começar pelos pés, joelhos, bacia e depois sacro, visualizando sempre a energia descendo e limpando;

  3. Através da limpeza do byosen – Sente a energia na região do sacro e tenta dar uma “forma”. Ao inspirar, agarra essa energia e ao expirar, faz um movimento como se a retirasses. Faz respirações profundas;

  4. Através do Joshin Kokyu Ho – A técnica da respiração pode ajudar a limpar essa zona, energeticamente. Faz a técnica corretamente, mas imagina que nas primeiras vezes ao expirar, essa energia densa sai. Quando te sentires mais equilibrado, faz a técnica como é habitual.

É importante teres esta zona limpa energeticamente pois poderás sentir muito peso que se transforma em dores físicas. Tem também atenção se a dor poderá vir de umidade, vento frio ou alguma má postura.

De João Magalhães (Portugal)