Este vídeo é sobre a numerologia para 2022.
você esta preparado para o próximo ano?
https://www.instagram.com/tv/CWq8BZtqCLQ/...
Este vídeo é sobre as energias de 2022.
Ótimas energias pra todos.
https://www.instagram.com/tv/CWhNM_Gt5xf/...
Planeta Mercúrio: características, astrologia e mitologia
O planeta Mercúrio é o segundo mais próximo do Sol e é conhecido como o planeta de ferro por conta da sua composição base. Além disso, ele tem papel importantíssimo na astrologia, influenciando diretamente na nossa comunicação. Mercúrio simboliza a independência , o espírito crítico, por vezes extremista, o raciocínio e poder de análise e discriminação lógica, as competências comunicacionais e todos os meios de comunicação, a irreverência e a esperteza, a linguagem, a oratória, o sentido de humor e a alegria espontânea de viver, a juventude pois o intelecto mercuriano desenvolve-se em cada ser humano desde o nascimento pelo contato com o mundo, o cálculo matemático e as tecnologias da informação, o comércio e as trocas associadas incluindo as pequenas viagens.
Orixás regentes do ano de 2022
Ibejis
Ibejis é uma Entidade bastante peculiar, pois se trata de gêmeos que representam a vida e o nascimento.
Portanto, essa Entidade diferenciada traz alegria, felicidade e aquela vontade imensa de viver intensamente.
O Orixá Ibejis é o símbolo da felicidade e enxergam o mundo com os olhos inocentes de uma criança. Dessa forma, esse Orixá representa a proteção das crianças, sendo uma Entidade de grande importância para as religiões de origem africana.
Essas são apenas algumas das características de Ibejis.
Quem é Ibejis?
Ibeji, Ibejis e Orixá Ibejis são os termos mais utilizados para se referir aos gêmeos que representam o nascimento e a vida. Esse é o único Orixá representado de forma dupla, ou seja, através de duas Entidades.
Os gêmeos Ibejis representam todas as formas de nascimento, assim como a felicidade, alegria e o amor à vida. Dessa forma, esse Orixá também é a representação da vontade de viver, alegria repentina, dos corações cheios de felicidade e de todas as coisas boas em decorrência desses sentimentos puros.
O Orixá é o protetor das crianças e das coisas inocentes. Então, quando falamos em Ibejis, é comum associá-los a inocência com que as crianças veem a vida, pois eles possuem essas mesmas características.
Na África Ibejis é uma figura muito importante devido à sua representatividade da vida. Para o povo africano, os filhos são sempre fontes de muita alegria, pois eles garantem que a história e a descendência das famílias perdure. Por isso, os gêmeos são o símbolo da continuidade da vida, da sobrevivência e do nascimento.
Algo bastante peculiar sobre esse Orixá é que ele é capaz de desfazer coisas feitas por outros Orixás, como trabalhos. No entanto, o que é feito por Ibejis não pode ser desfeito de nenhuma forma por outro Orixá.
Qual a diferença entre bejis e Erês?
Na Umbanda e no Candomblé o Orixá é bastante confundido com Erês. Ambas as figuras representam características infantis e tratam-se de crianças. Mas os gêmeos são uma Divindade com histórias e missões que se diferem dos Erês.
Basicamente, os Erês na Umbanda são Guias que trabalham no plano espiritual. Esses Guias são Seres Encantados que nunca habitaram à Terra como humanos, por isso, têm a inocência e pureza preservada.
Esses Seres aparecem comumente nos terreiros trazendo alegria, felicidade e muita pureza para as celebrações. Mas são bem diferentes de Ibejis, que é um Orixá! Sendo assim, Ibejis é um Orixá e Erês são Seres Encantados que atuam como Guias.
História do Orixá
A história mais comentada sobre Ibejis diz que os gêmeos são um casal. Acredita-se que Taiwo tenha nascido primeiro que Kehinde, pois ele é o que tem mais responsabilidades. Por isso, Taiwo é visto como o irmão mais velho responsável por supervisionar o mundo.
Nascimento dos gêmeos
Filhos de Xangô e Iansã, os gêmeos foram abandonados em um rio após terem nascido. Iansã repudiou as crianças logo que nasceram e não teve dúvidas quanto a decisão de abandonar.
Oxum passava perto do local do abandono quando ouviu o choro de crianças. Sem pensar duas vezes correu até os recém-nascidos e ficou encantada com o que viu: os gêmeos sorriram para Oxum. O coração da Orixá não suportou vê-los sofrendo ali sozinhos e resolveu adotá-los.
Desde então, os gêmeos passaram a ser filhos de Oxum e ganharam os nomes Taiwo e Kehinde. Essa história de vida dos gêmeos fez com que o Orixá se tornasse a representação do nascimento e da vida.
Sincretismo de Ibejis
O Orixá Ibejis é sincretizado como Cosme e Damião, devida a dualidade desses Santos que também está presente nos gêmeos Ibejis. Além disso, os Santos e o Orixá dedicaram suas vidas para curar e trazer alegria para as pessoas. O dom de guardar a vida observado nas duas Entidades também faz com que os gêmeos sejam sincretizados em São Cosme e Damião.
O dom de guardar a vida observado nas duas Entidades também faz com que os gêmeos sejam sincretizados em São Cosme e Damião. O dia da semana que representa esse Orixá é o domingo.